quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como um e-mail "out-of-office" se tornou um sucesso.

Quem, por estas semanas, ainda não enviou um e-mail e recebeu como resposta um automático e lacónico "Estou fora/de férias até dia X" que atire a primeira pedra. Mas saiba que é possível deixar uma mensagem tão interessante que vale a pena enviar um e-mail em branco só para ler a resposta...

Michael Hann é o editor da secção de Filmes e Música do britânico The Guardian e é o autor da proeza de escrever uma resposta para ser enviada de forma automática a todos os que o tentarem contactar via e-email durante as férias tão original que se tornou um sucesso na Internet.

O editor explica que o primeiro indício de popularidade que teve foi um e-mail de um cantor de uma banda norte-americana aclamada a dar-lhes os parabéns pela mensagem. Publicitários e colegas fizeram o mesmo e chegou a receber e-mails em branco por parte de curiosos que queriam apenas receber a famosa resposta. Tão famosa que chegou a ser discutida numa conferência do jornal e mereceu por parte de um site a distinção de "a mensagem "out-of-office [fora do escritório, à letra] do ano".

Hann explica que a ideia era apenas dissuadir os muitos publicitários e agentes de reemcaminhar para os colegas que o substituem nas férias as centenas de e-mails que lhe chegam diariamente.

A mensagem:

"Estou fora durante todo o mês de Agosto. Estarei ausente do escritório a partir de 31/07/2009 e só volto a 7/09/2009. Estou em período sábatico até Setembro.

Consultarei o meu e-mail conforme as condições de recepção do Blackberry o permitirem. Por favor, continue a ler porque vou responder a todas as suas questões nessa pequena mensagem.

1 - Se tem alguma questão relacionada com um assunto iminente e imediato da secção Filmes & Música, por favor contacte xxxx xxxx, que ficará a substituir-me na minha ausência.

2 - Se é um agente a tentar um artigo sobre música, espere até eu voltar. Todos os meus artigos estão combinados até ao final de Setembro. No caso pouco provável de se tratar de uma grande estrela que quer aparecer na Filmes & Música, eu hei-de arranjar uma forma de o contactar. Para servir de guia: Os Maccabbes não são grandes estrelas. A Madonna é.

3 - Se é um agente a tentar descobrir se o álbum do seu cliente está a ser analisado, por favor não insista - toda a gente tem mais que fazer do que tentar descobrir se eu vou escrever uma crítica. Limite-se a conferir o jornal de sexta-feira.

4 - Se é um freelancer a propôr um trabalho, veja o número 2.

5 - Se está a ponderar ligar-me para o telemóvel, pense duas vezes. E depois não o faça, a não ser que se trate de alguma coisa que pense que me deixará devastado se não o souber. Não vou ficar devastado se perder as notícias sobre o novo sigle dos Gideon and the Shark.

6 - Para os restantes, aproveitem o Verão."

Sem comentários: