sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Google forçada a revelar nome de blogger.

Um tribunal de Nova Iorque obrigou a empresa a revelar a identidade da autor do "Skanks in NYC", alojado no Blogger.com, na sequência de um processo em que foi acusada de prejudicar a carreira de uma modelo profissional.

No blog, cuja tradução literal é "Prostitutas de Nova Iorque", eram dirigidos vários insultos a uma modelo, Liskula Cohen, de 27 anos (na foto), colocando também várias imagens da jovem. A modelo revelou ter sentido as consequências dos ataques na sua vida profissional.A juíza Joan Madden determinou que a modelo tem o direito de saber quem a insulta neste blog, já que está centrado na ideia de que Liskula Cohen é uma mulher promíscua.
A autora do blog tem lutado desde o início do ano para manter o anonimato, apoiada pela Google que estava escudada pela sua política de privacidade. Mas a juíza recusou esse direito devido ao facto do blog ser apenas centrado na figura da modelo.
Depois de ter acesso ao endereço de email da criadora do blog, a modelo garantiu aos meios de comunicação norte americanos que reconheceu imediatamente a autora como uma mulher que conhecia da cena social nova-iorquina. "Ela é uma pessoa irrelevante na minha vida", afirmou Liskula Cohen à cadeia de televisão ABC.
A decisão da juíza de Nova Iorque pode agora criar precedentes relativamente à identificação dos autores de blogs difamatórios.

Sem comentários: