domingo, 23 de agosto de 2009

1 cêntimo para emails mais seguros.

E se, em vez do correio electrônico ser gratuito, pagasse um cêntimo por cada email enviado? A proposta volta a estar em cima da mesa com o projecto CentMail da Yahoo.

Não é a primeira vez que se defende a mudança do sistema de envio de mensagens electrónicas para um serviço pago como forma de controlar a proliferação do spam. Os defensores desta ideia acreditam que iam limitar a actividade dos spammers, que usam e abusam do email por ser fácil e grátis.
A Yahoo retomou esta ideia com o projecto CentMail, que propõe o pagamento de um cêntimo em troca de um "selo" a colocar em cada mensagem de correio electrónico enviada. Metade do valor seria doado a uma instituição de caridade à escolha do utilizador.

Com a autenticação através de selos, seria também possível aos sistemas anti spam obterem uma validação mais fiável de que as mensagens não pertenciam à categoria de "lixo electrónico".

O CentMail está ainda em fase beta privada, mas os interessados podem deixar o seu endereço de email para serem avisados do lançamento do serviço, que está aberto a qualquer sistema de correio electrónico e não limitado ao da Yahoo.

Sem comentários: