quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vídeo expõe violência da polícia indiana.

O momento em que um polícia agride uma menina de seis anos, acusada de roubo, foi gravado e as imagens estão a impressionar a comunidade internacional.

Se viu a película vencedora do Oscar para Melhor Filme deste ano, Slumdgod - Quem Quer Ser Bilionário, não lhe deverão parecer estranhas as imagens de violência deste vídeo.

Um agente da polícia indiana agarra pelos cabelos um suspeito de roubo até que este levanta os pés do chão. Só que, neste caso, o suspeito é uma menina de seis anos, acusada de roubar 280 rúpias, ou pouco mais de quatro euros. O incidente, filmado em Fevereiro deste ano, valeu o despedimento a um dos polícias envolvidos e a suspensão a outro. As queixas contra a menina foram retiradas.

As intervenções brutais da polícia são prática comum na Índia, de acordo com o mais recente relatório da Humans Rights Watch, que revela também, no entanto, as terríveis condições de trabalho das autoridades indiana: muitos vivem durante dias ou mesmo meses nas esquadras, sem condições de alimentação nem de higiene, já que lhes é exigida uma prontidão de 24 horas por dia/7 dias por semana.

Sem comentários: