segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Norte-americanos já podem curar vício de Internet.

Não é só na China que o "vício da Internet" pode ser curado em clínicas de recuperação. Nos Estados Unidos já há um programa específico e o primeiro paciente é um jovem de 19 anos.

O programa reSTART é promovido pelo Heavensfield Retreat Center e tem um plano de 45 dias para ajudar os pacientes a ultrapassar a Internet Addiction Disorder (IAD), um tipo de vício que embora não se integre nas doenças de foro mental pode ser limitador do desenvolvimento da actividade normal.

A possibilidade de desenvolver um vício compulsivo de utilização da Internet ou de jogos tem sido longamente debatida nos Estados Unidos mas aparentemente este é o primeiro programa específico para o tratar, ao contrário do que acontece na China, que criou várias clínicas para "curar" os jovens chineses, usando métodos pouco ortodoxos, como a indução de choques eléctricos.
O reSTART, cujo site pode ser visto em http://www.netaddictionrecovery.com/, abrange não só o vício de Internet e Jogos mas também de SMS e MSN ou de sites sociais como o Twitter.

Os sintomas apontados no site para este vício são a ocupação crescente com os meios digitais, negligenciando amigos e família em detrimento do uso de Internet ou jogos, a interferência com o ritmo escolar/profissional, a mudança dos hábitos de sono, o aumento de sono e dores de cabeça frequentes.

Sem comentários: