terça-feira, 18 de agosto de 2009

Conseguirão os humanos sobreviver aos zombies?

Conseguirá a Humanidade sobreviver a um ataque de zombies? Um grupo de cientistas das Universidades de Carleton e Ottawa, no Canadá, publicou um estudo que usa o rigor matemático para responder a esta pergunta.

Intitulado "Quando zombies atacam!: Criando um Modelo Matemático de um Surto de Infecção por Zombies", o estudo foi publicado no livro científico "Pesquisa sobre Modelos de Progressão de Doenças Infecciosas".

Apesar de os mortos-vivos serem personagens que habitam o universo da ficção científica, no estudo são considerados vários cenários, incluindo quarentenas bem e mal sucedidas de infectados, assim como a possibilidade de alguns humanos sobreviverem, mas terem de coexistir com zombies.

Os autores afirmam que um ataque de zombies poderia acabar com a civilização a não ser que a reacção fosse "rápida e bastante agressiva". Mas advertem que “se a escala do surto aumentasse, então, o resultado seria o do dia do juízo final: um surto de zombies resultaria no colapso da civilização, com todos os humanos infectados ou mortos. Isto porque o nascimento e morte de humanos dariam aos zombies um fornecimento infinito de novos corpos para infectar, ressuscitar e converter", afirmam os autores.

Para dar aos vivos uma hipótese de luta, os cientistas escolheram zombies "clássicos", que se movem lentamente, em vez de criaturas mais inteligentes e ágeis, como aquelas que aparecem em alguns filmes recentes.

O professor Robert Smith? (o ponto de interrogação faz parte do nome do investigador para o diferenciar do cantor da banda The Cure, que tem o mesmo nome) explica, citado pela BBC, que “criámos um modelo de ataque de zombies usando suposições biológicas baseadas em filmes. Após, introduzimos um modelo básico para infecções de zombie e ilustramos o resultado com soluções numéricas."

Sem comentários: