sábado, 8 de agosto de 2009

Ataque ao Twitter, Facebook e Google visava blogger georgiano?

Os ataques concertados de quinta-feira contra o Google, Facebook e Twitter, a nível mundial podem ter visado, afinal, um único blogger: um georgiano que ficou conhecido pelas suas posições críticas sobre o conflito, de há um ano, entre a Geórgia e a Rússia.

Milhões de internautas foram afectados pelos ataques de quinta-feira contra o Facebook, o Twitter e o Google, mas o alvo pode ter sido apenas um: um controverso blogger georgiano, conhecido como Cyxymu.

"Foi um ataque simultâneo, visando-o, com o objectivo de impedir que seja ouvido", é a teoria do responsável pela segurança da rede social Facebook, Max Kelly, que aponta o primeiro aniversário do conflito entre a Geórgia e a Rússia na Ossétia do Sul.

Os ataques são considerados dos mais coordenados de sempre, levando a que o Twitter ficasse em baixo durante largos períodos de tempo, na quinta-feira, e causando também sérios problemas no acesso ao Facebook e ao serviço de blogues LiveJournal. O Google também foi atacado, mas os efeitos não foram tão visíveis para a maioria dos utilizadores.

Na origem da teoria do ataque a Cyxymu está o facto de, ao mesmo tempo, ter sido posta a circular uma enorme quantidade de e-mails com referência ao blogger.

A guerra na Ossétia do Sul começou a 7 de Agosto do ano passado.

Sem comentários: