quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Gioconda" sai ilesa de ataque com chávena de chá.

O quadro "A Gioconda" saiu ileso de um ataque de vandalismo depois de uma turista ter atirado uma chávena de chá à pintura, que está protegida com um vidro blindado, informou o Museu do Louvre esta terça-feira.

O incidente ocorreu no passado dia 02, quando o museu registou uma grande afluência de público como é habitual nos primeiros domingos de cada mês, dia em que a entrada nos museus de Paris é gratuita.

Por motivos desconhecidos, uma turista russa lançou contra o quadro de Leonardo da Vinci uma chávena de chá de porcelana que tinha escondida no bolso, explicou um porta-voz do Louvre.

"As medidas de segurança funcionaram na perfeição e o quadro não sofreu qualquer dano", precisou.

"A Gioconda", emblema do maior museu de Paris, tem um sistema particular de vigilância, incluindo uma urna de vidro blindado que a protege inclusive de disparos com armas de fogo, indicou o porta-voz do Louvre.

Graças ao sistema de câmaras de vigilância instaladas na sala onde está "A Gioconda", a turista foi identificada e detida em poucos minutos apesar da grande afluência de público que permanecia na sala.

Esta não é a primeira vez que "Mona Lisa", visitada em 2008 por 8,5 milhões de turistas, sofre ataques de vandalismo, ainda que, segundo o Louvre, há muitos anos que não se registava qualquer incidente do género contra a obra que da Vinci pintou entre 1503 e 1506.

O quadro foi roubado várias vezes - a última em 1911 quando um italiano o levou para Itália. Alguns anos depois, a pintura foi encontrada em Florença.

Sem comentários: