terça-feira, 30 de junho de 2009

Criança sobreviveu à queda do A310 no Índico.

Uma criança sobreviveu à queda em pleno Oceano Índico do avião da companhia Yemenia que seguia para as Ilhas Comores, com 153 pessoas a bordo.

Uma criança, passageira do Airbus A310-300 da companhia aérea Yemenia, que se despenhou hoje perto das Comores, foi encontrada "com vida" pelos socorristas, disseram fontes hospitalares locais.

"Uma criança foi encontrada com vida. Actualmente está no barco dos socorristas", declarou um médico do hospital El-Maaruf, principal estabelecimento hospitalar da capital das Comores. A informação foi confirmada pelo coordenador de operações de socorro do Crescente Vermelho.

Anteriormente, a aviação civil do Iémen dera conta da localização de pelo menos sete corpos dos 153 passageiros e tripulantes que seguiam a bordo do avião sinistrado.

Um avião fretado pelas autoridades das Comores sobrevoou esta manhã a carlinga do Airbus A310-300 da companhia Yemenia. "Um pequeno avião sobrevoou a zona e o piloto avistou destroços e viu a carlinga", afirmou Nourdine Bourhane.

Enquanto isso, o director do aeroporto internacional de Moroni indicara que as condições meteorológicas eram desfavoráveis no momento previsto para a aterragem do A310. "O avião era esperado à 1h30 (23h30 em Lisboa). Antes da aterragem, a torre de controlo perdeu as comunicações com a tripulação. As condições meteorológicas eram desfavoráveis, com fortes rajadas de vento", declarou Hadji Mnadi Ali.

Em declarações à rádio Europe 1, o secretário de Estado dos Transportes francês, Dominique Bussereau, considera que o mau tempo poderá ter estado na origem do acidente e anunciou que a França participaria no inquérito. O avião, com 153 passageiros e tripulantes a bordo, despenhou-se no mar menos de um mês depois da queda de um A330 da Air France, ocorrida a 1 de Junho no Atlântico, entre o Brasil e a França.

"Foram avistados cadáveres a flutuar à superfície da água e foi localizada uma mancha de combustível a 16 ou 17 milhas (cerca de 29 quilómetros) de Moroni", afirmou à imprensa um responsável da Aviação Civil, Mohamed Abdel Kader.

Entre os 142 passageiros, de nacionalidade francesa e comorense, havia três bebés e os 11 tripulantes eram de nacionalidades diferentes, precisou.

A maioria dos passageiros tinha embarcado no avião em trânsito em Sanaa, sendo que 52 vinham de Paris, 59 de Marselha, 11 do Cairo, 12 do Dubai (Emirados Árabes Unidos) e três de Jiddah (Arábia Saudita), um de Amã e um de Damasco, explicou.

O acidente ocorre no mesmo mês em que o A330 da Air France se despenhou no Atlântico, com 228 pessoas a bordo, quando fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris.

Sem comentários: