sexta-feira, 26 de junho de 2009

Steve Jobs "comprou" transplante?

A notícia de que o co-fundador da Apple se submeteu a um transplante de fígado num hospital do Tennessee depressa se transformou em motivo de especulação, com os media norte-americanos a deixarem no ar a incómoda pergunta: será que Steve Jobs pagou para passar à frente na lista de transplantes?

Segundo o hospital da Universidade de Memphis, no Tennessee, Steve Jobs era o doente mais grave da lista de espera da instituição quando o fígado de que precisava ficou disponível. Esta é assim a explicação oficial para as dúvidas que têm sido levantadas pelos jornais e televisões norte-americanos sobre a rapidez do transplante.

Um dos factos na origem da especulação é o local da cirurgia. O CEO da Apple mora na Califórnia, mas, segundo a imprensa norte-americana, mudou-se para o Tennessee, onde a fila de espera é de apenas 48 dias, contra os 306 dias de média nacional.

Segundo a CNN, num ano, apenas cerca de um terço dos pacientes na lista de espera para transplantes de fígado nos EUA são chamados. Em Junho, a lista tinha 16 mil pessoas, mas o site da cadeia de televisão sublinha que, "muitas vezes parece que as celebridades acabam por passar para os primeiros lugares da lista quando precisam um transplante, e as pessoas muitas vezes assumem que receberam tratamento preferencial".

Sem comentários: