sexta-feira, 12 de junho de 2009

Buscas podem só durar mais uma semana.

As correntes marítimas estão a tornar muito longa e distante a área das buscas de corpos e destroços. As autoridades brasileiras ponderam manter as operações até dia 19. Até quarta-feira, foram resgatados apenas 41 corpos das 228 pessoas que seguiam a bordo.

O tenente-brigadeiro Ramon Cardoso, director-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, afirmou que as equipas que trabalham nas aeronaves em busca de vítimas do voo 447 da Air France não avistaram corpos. Foram avistados apenas destroços, que foram recolhidos pelos navios brasileiros.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de Maio e fez o último contacto de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

Segundo Cardoso, as buscas estão concentradas na região de Dakar, Senegal. A área está mais longa por causa do deslocamento das correntes marítimas. Os navios brasileiros estão próximos ao local para poder rapidamente receber os corpos e mantê-los em condições adequadas para perícia.

"No momento em que for encontrado um corpo, ele será levado para um navio maior que tem condições de guardá-lo por mais tempo", afirmou.

O tenente-brigadeiro afirmou que a continuidade das buscas vai depender do número de corpos encontrados, das correntes marítimas e das condições meteorológicas. Na sexta-feira (12), será feita uma análise do que já foi encontrado para definir, ou não, o encerramento das buscas.

"A nossa ideia inicial é de que até o dia 19 poderemos permanecer nas buscas em distâncias aceitáveis para as aeronaves e para os barcos", afirmou Cardoso, que ressalta que os navios franceses permanecerão no local por tempo indeterminado Definir esse prazo é necessário por causa do planeamento logístico que a operação de buscas exige. Esse prazo também poderá ser prorrogado.

"A cada dia, a probabilidade de novos corpos surgirem diminui. A corrente está a levar os destroços para uma área distante, mas continuamos a fazer buscas. A expectativa é saber se até o dia 19 teremos oportunidade de encontrar mais corpos", disse.Nesta quarta-feira, os 16 primeiros corpos resgatados do mar deixaram Fernando de Noronha em direção ao IML do Recife, onde serão submetidos a perícia. Os outros 25 corpos encontrados estão a bordo da Fragata Bosísio, que já deixou a área de buscas em direção a Fernando de Noronha. O transporte dos corpos da embarcação para a ilha será feita por helicóptero e deve acontecer nesta quinta-feira.

Segundo Cardoso, nenhuma família pediu para acompanhar o trabalho da perícia no Recife. Somente após o trabalho no IML a identificação das vítimas poderá ser determinada. Segundo a mesma fonte, navios franceses colaboram na busca por corpos e destroços, mas devem iniciar os trabalhos direcionados para a recuperação das caixas negras esta quinta-feira.

"Esses equipamentos que serão usados nas buscas já chegaram ao Brasil. Técnicos contratados pelo organismo francês de Investigação e Análise (DEA) levarão o material até à regiã das buscas, para pesquisar no local onde possívelmente ocorreu a queda do avião da Air France", afirmou.

Corpos que por acaso forem encontrados por esses navios também serão recolhidos e passados para navios brasileiros para serem encaminhados para Recife. "Esses barcos são de pesquisa e não têm as condições ideais para manter por muito tempo os corpos recolhidos."

Sem comentários: