domingo, 28 de junho de 2009

Autoridades brasileiras suspendem as buscas.

A Marinha e a Força Aérea do Brasil deixaram de procurar os cadáveres de passageiros e tripulantes do avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico. Os Franceses continuam a procurar caixas negras.

As autoridades brasileiras decidiram concluir os trabalhos de buscas das vítimas do voo 447 da Air France. No total, as equipas de busca recolheram apenas 51 corpos dos 228 passageiros e tripulantes que seguiam naquele voo.

Os corpos foram entregues à Policia Federal e à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para os trabalhos de identificação, que foram realizados no Instituto Médico Legal do Recife. As famílias das vítimas já foram avisadas sobre o fim das operações.

Mais de 600 peças do avião foram também resgatadas do mar. Os destroços e bagagens recolhidos foram entregues às autoridades francesas. Os objectos que ainda estão em navios da Marinha serão entregues nos próximos dias.As condições climatéricas instáveis na região das buscas prejudicaram o trabalho.

De acordo com a Força Aérea brasileira, tendo passado já tantos dias depois do acidente, teriam deixado de existir condições de avistar mais corpos.

"Embora o nosso desejo fosse resgatar 228 pessoas, temos plena consciência de que o melhor foi feito pela Marinha e pela Força Aérea", afirmou um porta-voz.

Apesar desta decisão, a Marinha francesa vai prosseguir com os trabalhos para tentar recuperar as caixas negras do avião, artefactos fundamentais para perceber o que, de facto, se passou com o Airbus.

O avião da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de Maio às 19h30 (hora de Brasília) e fez o último contacto de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

Sem comentários: