domingo, 14 de junho de 2009

Radiação ultravioleta "muito alta" em todo o território.

Os níveis de radiação ultravioleta voltam a alcançar níveis extremos em Penhas Douradas e Funchal, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Os níveis de radiação ultravioleta mantêm-se hoje muito elevados em todo o território português, voltando a alcançar níveis extremos em Penhas Douradas e Funchal, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Nos dois locais com mais radiação é desaconselhada a exposição solar, segundo o IM, que considera o nível extremo como uma situação de "perigo".

No restante território, os níveis altos de radiação levam o IM a aconselhar a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O período crítico é sensivelmente entre as 11h00 e as 17h00.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado, temporariamente muito nublado nas regiões do Interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde.

Aguarda-se também uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro e uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior.

O índice ultravioleta varia entre o "Baixo" e o "Extremo", passando pelo nível "Moderado", "Alto" e "Muito Alto".

Segundo a página do IM, "a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".

Quatro concelhos com risco máximo de incêndio.
Quatro concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre têm hoje um risco de incêndio máximo, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

A Autoridade Nacional de Protecção Civil decretou ontem o "alerta amarelo" devido à previsão de temperaturas altas e tempo instável nos próximos dias, recomendando à população que evite fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, devido ao risco de incêndio.

O "alerta amarelo" - o segundo menos grave de uma escala de quatro - permanecerá activo até às 20h00 de segunda-feira em todo o território continental.

Os concelhos com aviso máximo são Mação, no distrito de Santarém, Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, e Nisa e Gavião, distrito de Portalegre.

Há ainda vários outros concelhos destes três distritos com risco muito elevado, à semelhança do que acontece ainda nos distritos de Viseu, Guarda e Faro. Na sexta-feira, a ANPC registou 29 incêndios.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados, às 13h00 de Lisboa, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Sem comentários: