sexta-feira, 26 de junho de 2009

Como a morte de uma mulher se tornou no símbolo da revolução.

Chamam-lhe Neda ("A voz") e tornou-se um símbolo da revolução iraniana depois de o vídeo com a sua morte ter chegado a milhões de pessoas, via YouTube. O internauta que o colocou online, conta como lhe chegou às mãos. (Atenção: imagens potencialmente chocantes. O holandês Hamid tem seguido de perto o rescaldo das eleições no Irão, que há uma semana e meia vive em clima de tensão, com manifestações que juntam milhares de opositores nas ruas, apesar da proibição dos protestos.

Em entrevista ao site de informação norte-americano Inquistr, Hamid conta que andava na Internet à procura de informação para actualizar o seu blogue com a situação no Irão, quando recebeu de um amigo, no Facebook, a mensagem: "A milha mulher acabou de chegar a casa e alguém morreu mesmo junto dela". Hamid publicou a notícia, mas acabou por retirá-la, por falta de confirmação.

Pouco depois, outro amigo contou-lhe que uma jovem tinha acabado de ser morta ao seu lado e pediu-lhe para publicar o vídeo com o episódio. Hamid enviou-o para a CNN, a BBC, YouTube e Facebook.

"Cinco minutos depois, comecei a receber várias mensagens", conta.

A jovem foi assassinada a tiro pelas forças de segurança iraniana. O vídeo mostra-a a cair na rua, enquanto perde sangue, depois de ter sido alvejada.

ATENÇÃO: O vídeo contém imagens chocantes.

Sem comentários: