sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ministra deixa documentos confidenciais num estúdio de TV.

Documentos confidenciais sobre o dossiê nuclear foram esquecidos num estúdio de uma televisão do Canadá. O Governo de Otava nada fez para os recuperar durante cerca de uma semana, acusa a cadeia de televisão que noticiou o incidente.

Os documentos, alguns classificados como confidenciais, foram encontrados no estúdio onde ficaram esquecidos depois de uma visita da ministra dos Recursos Naturais, Lisa Raitt, precisou a televisão.

Ninguém no Ministério de Raitt se preocupou com o dossiê mas um funcionário do governo federal veio recuperá-lo, depois de a televisão ter noticiado a presença dos documentos nas suas instalações, segundo CTV.

Raitt apresentou a demissão ao primeiro-ministro, Stephen Harper, que a recusou, anunciou o porta-voz deste, Kory Teynecke. Um assessor próximo da ministra responsável pelo esquecimento demitiu-se, acrescentou.

O governo conservador já tinha passado por um dissabor semelhante há um ano. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Maxime Bernier, deixara então documentos confidenciais em casa de uma namorada com ligações ao crime organizado. Mas, neste caso, o seu esquecimento levou mesmo à demissão do ministro, imediatamente aceite por Harper.

Os documentos esquecidos nas instalações da televisão em Otava mostram, segundo a CTV, que o governo federal previu gastar mais dinheiro do que o previsto para o funcionamento de um reactor nuclear que estava a envelhecer, responsável por uma grande parte da produção mundial de isótopos médicos.

O reactor de investigação de Chalk River está parado há três meses devido a uma fuga de água pesada, o que provoca uma escassez de isótopos utilizados na despistagem do cancro ou de outras doenças.

Sem comentários: