domingo, 7 de junho de 2009

Tragédia no Atlântico. Localizado um número indeterminado de corpos.

Além dos seis corpos já recolhidos entre sábado e domingo, a Força Aérea e Marinha brasileiras confirmam a localização de vários outros corpos no mar, que serão recolhidos nas próximas horas (VÍDEO com fotos oficiais).A Marinha e a Força Aérea brasileiras anunciaram na manhã deste domingo a localização e resgate de mais três corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajecto entre o Rio de Janeiro e Paris. Outros dois corpos tinham sido localizados no sábado. Um número indeterminado de corpos foram já avistados pelos navios e deverão ser recolhidos nas próximas horas.

Os cinco corpos foram transportados pela Fragada Constituição da Marinha para Fernando de Noronha e deverão chegar na segunda-feira, para, daí, serem levados para o instituto de medicina legal de Recife, onde será realizado o trabalho de identificação. Segundo informações divulgadas este domingo, não existe dúvida de que o material recolhido no mar seja dos destroços do Airbus que fazia o voo 447.

Já este domingo, um navio francês resgatou mais um corpo, elevando para seis o número de corpos de vítimas do avião da Air France resgatados durante o fim-de-semana.

A Marinha do Brasil, em colaboração com a França, começou nas últimas 24 horas a recuperar os primeiros destroços do Airbus A330, a 1100 quilómetros da costa brasileira, após cinco dias de buscas no oceano Atlântico.

No sábado, além dos dois corpos encontrados pela manhã, foram localizados uma parte da asa e assentos do Airbus da Air France. Também foram resgatados no mar pela manhã uma mochila, uma pasta e uma poltrona azul semelhante às do avião da Air France. Segundo a Força Aére, a área de buscas já soma mais de 200 mil km quadrados (pouco maior que a do estado do Paraná) e será ampliada a cada nova evidência.

As áreas de busca e resgate continuarão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. A Força Aére brasileira continua a realizar voos pela na região, na esperança de identificar eventuais novos focos de destroços. A previsão do tempo para este domingo em toda a região das buscas é, no entanto, desfavorável para o trabalho das aeronaves, devido à pouca visibilidade.

Além de cinco navios da Marinha brasileira na região, as buscas passam a contar a partir deste domingo com a Fragata Ventuse, da Marinha Francesa. Duas aeronaves francesas (Falcon 50 e Atlantic Rescue D) continuam a colaborar com as missões de busca. Neste momento, 14 aeronaves (12 brasileiras e duas francesas) e cinco navios da Marinha do Brasil participam nas operações.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes na noite do último dia 31. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (hora de Brasília) e fez o último contacto de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, num intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.

Sem comentários: