domingo, 7 de junho de 2009

João Paulo II poderá ser beatificado já em 2009.

João Paulo II poderá ser beatificado já este ano, na primeira etapa para a canonização, considerou, esta sexta-feira, Joaquin Navarro-Valls, antigo porta-voz do papa polaco, numa entrevista ao diário económico Il Sole 24 ore.

As duas passagens 'técnicas' que faltam - o decreto sobre as virtudes heróicas pelos cardeais e bispos da Congregação para a Causa do Santos e a publicação do decreto sobre o milagre - podem resolver-se já este ano, disse Navarro-Valls.

Navarro-Valls dirigiu durante 22 anos a sala de imprensa do Vaticano, cargo que deixou em 2006, cerca de um após a morte de João Paulo II.

Depois disso, o papa pode decidir a data de proclamação da beatificação, embora possa fazê-lo quando quiser, acrescentou.

Para Navarro-Valls, o processo de beatificação está a avançar e não será paralisado pela publicação na Polónia de correspondência entre o antigo papa polaco e uma das suas concidadãs Wanda Poltawska.

Poltawska publicou um livro com excertos de cartas que trocou durante anos com o papa.

De acordo com a imprensa italiana, o Vaticano receia que as cartas na posse de Poltawska possam conter elementos que possam atrasar a beatificação.

Navarro-Valls afirmou que, além das cartas, não existiu qualquer relação especial entre Poltawska, hoje com 88 anos, e o papa, apesar de ela afirmar ser uma amiga próxima.

Vi algumas vezes Poltawska no Vaticano e em Castelgandolfo (a residência de Verão). Não me parece que ela conhecesse melhor o papa que outros amigos. O papa conhecia-a há muito tempo mas como conhecia muitas outras pessoas, tanto antes como após a eleição como chefe da Igreja católica, disse.

A amizade entre os dois remonta a 1950, quando a mulher contou a Wojtyla os horrores do campo de concentração nazi onde esteve presa.

Em 1962, o então bispo Wojtyla pediu ao padre Pio de Pieltrecina - famoso pelos seus milagres e que João Paulo II proclamou santo em 2002 - que intercedesse a favor da cura do cancro que afectava Wanda Poltawska, o que aconteceu de forma inexplicável pouco depois.

Sem comentários: