sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vinho tinto melhora desejo sexual nas mulheres.

Estudo conclui que o consumo moderado de vinho tinto aumenta a excitação e lubrificação sexual nas mulheres. Resta saber porquê.

A partir de agora é científico. Dois copos de vinho tinto por dia podem fazer maravilhas pela vida sexual feminina. A descoberta foi feita por investigadores das universidades de Torino e de Florença, Itália, após um estudo que envolveu um total de 798 mulheres.

Em comum, o facto de todas elas manterem uma relação sentimental estável há mais de três meses. Os investigadores começaram por dividi-las em três grupos: o primeiro reunindo as mulheres que bebiam moderadamente vinho tinto (um a dois copos por dia), o segundo com as que não bebiam e, finalmente, um grupo com as bebedoras ocasionais (menos de um copo por dia).

Recorrendo a um questionário que mede o Índice da Função Sexual Feminina - de acordo com uma escala aceite internacionalmente, e que avalia o desejo sexual, excitação subjectiva, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor - foi possível concluir que as mulheres do primeiro grupo obtiveram melhor pontuação em relação ao desejo, lubrificação e na função sexual em geral.

Os resultados deste estudo foram publicados na revista Journal of Sexual Medicine, mas falta agora perceber os mecanismos na sua origem. Para os investigadores, os polifenois existentes no vinho tinto são uma das explicações. Outra hipótese reside nos flavonoides e na sua capacidade de favorecer a vasodilatação.

Seja como for, as mulheres têm razões para começar a olhar o vinho tinto com outros olhos. Mas são dois copos, ok?

Sem comentários: