Ao contrário do que pensam muitos patrões, uma breve pausa para ler notícias ou ver vídeos durante o expediente não reduz a produtividade. Antes pelo contrário, garante um investigador da Universidade de Melbourne.
Sabia que navegar na Web nas horas de expediente aumenta a sua produtividade? Foi pelo menos a esta conclusão que chegaram investigadores da Universidade de Melbourne, Austrália, que num estudo agora divulgado concluíram que quem usa a Internet no local de trabalho por razões de ordem pessoal produz mais 9% do que quem não o faz.
De acordo com o autor deste estudo, Brent Coker, do Departamento de Gestão e Marketing, "navegar na Internet no local de trabalho por lazer aumenta a concentração de quem o faz".
"As pessoas precisam de espairecer um pouco para recuperar a concentração", afirma Coker.
Ainda segundo este investigador, "fazer breves intervalos para navegar na Internet, por exemplo, permite descansar a cabeça, elevando a concentração durante a jornada de trabalho, o que se traduz num aumento global da produtividade".
70% dos 300 trabalhadores que colaboraram neste estudo confessaram fazer breves paragens durante o expediente (menos de 20% do tempo total de serviço por dia) para procurar informação sobre produtos, ler notícias, jogar ou ver vídeos no YouTube.
"As empresas gastam milhões em software para bloquear o acesso aos sites de partilha de vídeos, às redes sociais ou a lojas online sob o pretexto de causarem grandes prejuízos resultantes de quebras na produtividade", lembrou Coker, garantido que "este estudo mostra que não é bem assim".
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Pausas para surfar na Net aumentam produtividade.
Etiquetas:
Brent Coker,
estudo,
internet,
Melbourne,
net,
produtividade,
universidade,
web
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário