segunda-feira, 20 de abril de 2009

Muralha da China mais longa do que se pensava.

A Grande Muralha da China é mais longa do que se pensava e, incluindo trincheiras e barreiras naturais, chega quase aos 9.000 quilómetros de comprimento, segundo novos levantamentos geográficos divulgados esta segunda-feira.

Trata-se da maior fortificação do planeta, serpenteando por montes e vales desde o golfo de Bohai, na costa norte da China, até às províncias de Gansu e Qinghai, a caminho da Ásia Central.

A Grande Muralha da China, classificada em 1987 como Património da Humanidade, começou a ser construída há mais de dois milénios pelo imperador que unificou o país, Qin Shihuang, mas a maior parte do traçado foi erguido ou restaurado durante a dinastia Ming (1383-1644).

Além das secções muradas com tijolos, que são também as mais visitadas pelos turistas, a Grande Muralha da China incluía cerca de 2.200 quilómetros de rios e colinas, consideradas barreiras naturais, e quase 359 quilómetros de trincheiras.

Após uma investigação de dois anos, a Administração Estatal do Património Cultural e o Serviço Geográfico-Cadastral da China concluíram que, no conjunto, a Grande Muralha tem 8,851.8 quilómetros de comprimento, sendo "significativamente mais longa do que anteriores estimativas".

Tradicionalmente, aliás, dizia-se que a Grande Muralha da China estendia-se por Wan Li (10.000 li), o que corresponde a cerca de 5 mil quilómetros.

Sem comentários: