sábado, 18 de abril de 2009

Crise: Novo World Trade Center só em 2036?

A crise ameaça a adiar, por décadas, a construção de alguns edifícios que fazem parte do projecto para a zona das antigas torres gémeas de Nova Iorque.

A empresa a quem tinha sido concedida a construção de 3 das 5 torres, a Silverstein Properties , na zona onde se encontravam as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque , alertou ontem que as quebras no mercado imobiliário podem levar ao adiamento de alguns dos edifícios até 2036.

A empresa de Larry Silverstein e a Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jersei estão há meses em conversações no sentido de reverem o acordo que estabeleceram há 3 anos.

Silverstein alega que não consegue obter financiamento para todas as torres, referindo que apenas dispõe de 1 bilião de dólares do dinheiro das seguradoras.

No Outono, a empresa solicitou à Autoridade Portuária para garantir o financiamento de duas das suas três torres. A Autoridade Portuária concordou financiar uma das torres, que já se encontra em construção e que irá ocupar após a sua construção, mas considera que será complicado concretizar o projecto que iria criar uma área de 300 hectares de escritórios na mesma altura - por volta de 2013 - quando grandes financeiras como a Merrill Lynch e a AIG têm abandonado a baixa de Manhattan.

"O sr. Silverstein está a pedir ao sector público que financie os seus edifícios" afirmou Chris Ward, da Autoridade Portuária, acrecentando que ele é livre de concretizar o projecto, mas por sua própria conta.

Janno Lieber, da Silverstein , afirmou que o financiamento da construção das torres poderia depois ser recuperado com o dinheiro gerado pelas rendas. "Mais importante do que tudo, do ponto de vista do interesse público, isto permitiria à Autoridade Portuária honrar o seu compromisso de reconstruir a baixa de Manhattan - uma promessa que repetiu por diversas vezes desde o 11 de Setembro", afirmou Lieber.

A Autoridade Portuária está a levar a cabo a construção da "Torre da Liberdade" que, se tudo correr como previsto, será inaugurada em 2013 tornando-se no edifício mais alto de Nova Iorque, com os seus 541 metros. O projecto inclui cinco torres a erguer na zona das antigas torres gémeas derrubadas a 11 de Setembro de 2001.

Sem comentários: