quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Icebergue com 140 km2 move-se em direcção à Austrália.

O icebergue desprendeu-se da Antárctida e segue em direcção ao sul da Austrália. Dizem os cientistas que se trata de um fenómeno "muito raro", mas um espectáculo "único".

Um icebergue com 140 quilómetros quadrados que se desprendeu da Antárctida está hoje a deslocar-se em direcção ao sul da Austrália, proporcionando um espectáculo considerado "único", segundo os especialistas.

De acordo com o cientista Neal Young, trata-se de um fenómeno "muito raro e pouco usual", que poderá demorar muito tempo até voltar a repetir-se, pelo que se trata de uma visão que "se pode ver uma única vez na vida".

Os especialistas, que baptizaram o glaciar de B17B, divulgaram já que o bloco de gelo possui 19 quilómetros de largura e oito de comprimento, dimensões que o transformam num dos maiores a ser avistado na Austrália.

Esta "ilha de gelo" desprendeu-se de um icebergue com o triplo do seu tamanho, em 2000. Nos últimos cinco anos, o bloco permaneceu imóvel devido às correntes oceânicas daquela zona.

Young, tal como outros cientistas, estão convictos de que o B17B irá apresentar rachas e fendas, como consequência do trajecto que irá percorrer junto ao litoral australiano.

Sem comentários: