sexta-feira, 10 de julho de 2009

Portal online da Casa Branca e do Pentágono atacados por vírus.

Uma dezena de sites oficiais norte-americanos, incluindo o da Casa Branca e o do Pentágono, foram vítimas de um ataque electrónico lançado no fim-de-semana, revelaram, esta quinta-feira, vários especialistas. O Departamento da Segurança Interna confirmou que vários portais oficiais e privados foram atacados, sem, no entanto, divulgar quais esses sítios.

O ataque em questão consiste em paralisar um portal online, através da saturação de ligações a partir de computadores infectados com vírus informáticos.

"Foi um ataque massivo", afirmou Johannes Ullrich, chefe de informática da Sans Internet Storm Center, um organismo especializado em segurança em rede.

"Não foi (um ataque) muito sofisticado", explicou Ullrich, sendo que "o único portal seriamente afectado foi o da Comissão Federal do Comércio", equivalente à Autoridade da Concorrência.

A presidência norte-americana citou também os portais do Departamento de Segurança Interna, Transportes, Administração da Aviação Civil, Agência norte-americana de Segurança, Tesouro e o sítio da rádio Voice of America.

Um portal do Pentágono - defenselink.mil - e outro das forças armadas dos Estados Unidos na Coreia do Sul foram também afectados pelo ataque.

O Departamento de Segurança Interna precisou ainda que os "ciber-ataques" acontecem diariamente e que "os portais governamentais estão à data (quarta-feira) em funcionamento.

Sem comentários: