quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe A: Jovens britânicos organizam festas para contrair o vírus.

Parece um absurdo, mas jovens britânicos organizam festas para contrair gripe A. A ideia é ganhar imunidade ao vírus H1N1.

É a loucura total entre os jovens britânicos. A infecção pelo vírus mais temido do momento - H1N1 - leva dezenas de jovens no Reino Unido a comparecer a festas para quais são convidadas pessoas infectadas, mas que ninguém sabe quem são, noticiou o site do jornal francês L'Express .

A ideia é contrair a gripe A para ganhar imunidade ao vírus H1N1. Sabendo que durante o próximo Inverno o vírus vai atacar em força, esperam contrair a doença numa altura em que tudo está sob controlo.

Segundo o jornal francês, este conceito de "festa da gripe" é inspirado nas "festas da varicela" organizadas por mães de família para imunizar os seus filhos. Frequentes antes de ser inventada a vacina, pretendiam, desta forma, evitar que os seus filhos viessem a contrair a doença durante a adolescência ou já na idade adulta, altura da vida em que a doença se manifesta de forma bastante mais severa.

Mas a contaminação voluntária com gripe A em grande escala encerra um problema de saúde pública.

Jean-Claude Manguerra, virologista do Instituto Pasteur contou ao "L'Express" que "estes jovens acreditam no risco de mutação do vírus". A acontecer, a vacina que deverá chegar ao mercado no próximo Outono, de pouco ou nada servirá.
7500.
Número de pessoas infectadas no Reino Unido com Gripe A, paíse onde já morreram 29 doentes.

Como se infectam as pessoas?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A (H1N1) é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de um metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

Sem comentários: