quarta-feira, 15 de julho de 2009

Missão de 105 dias que simulou viagem a Marte terminou hoje.

A primeira missão simulada a Marte terminou hoje. Os seis tripulantes saíram da “nave” que simulou o aparelho que faria a viagem até ao planeta vermelho, depois de terem estado 105 dias isolados. A missão fez parte do programa Mars500.Desde 31 de Março que os seis homens estavam nas instalações do Instituto de Problemas Biomédicos, em Moscovo, na Rússia. A tripulação era composta por quatro russos, o cosmonauta Sergei Ryazansky (o comandante) e Oleg Artemyev, um médico, Alexei Baranov e um fisiologista do desporto, Alexei Shpakov. Os outros dois membros, o alemão militar Oliver Knickel, e o piloto de aviões francês Cyrille Fournier, pertenciam à Agência Europeia Espacial.

“Completámos com sucesso a missão”, disse Oliver Knickel em comunicado. “Isto é um grande feito de que estou muito orgulhoso. Espero que a informação científica que proporcionámos durante os últimos meses vá ajudar a tornar a missão a Marte possível.”

Dentro das instalações, a tripulação foi obrigada a passar por vários cenários como se estivesse numa viagem até Marte. Todos os passos foram recriados: o lançamento, a viagem, descer e subir da superfície de Marte e finalmente voltar à Terra. Os tripulantes tiveram ainda que lidar com simulações de emergências e com um atraso de comunicações de 20 minutos.

O programa Mars500 vai continuar no início de 2010, quando uma nova tripulação ficar isolada do mundo durante 520 dias, o tempo de uma viagem real a Marte.

Sem comentários: