sexta-feira, 10 de abril de 2009

Net ultrapassará televisão em Junho de 2010.

Se as actuais tendências de crescimento continuarem, o consumo de Internet em Junho de 2010 deverá ultrapassar a tradicional televisão, revela um estudo da Microsoft .

O tempo passado, em média, na Internet será de 14,2 horas por semana ou mais de 2,5 dias por mês, em comparação às 11,5 horas por semana ou 2 dias por mês, para a televisão.

A razão é simples. "A televisão deixou de ser uma experiência de transmissão unidireccional, passando a ser uma experiência de ligação bidireccional e fornecida através de banda larga para os vários ecrãs: televisão, computador e telemóvel", explica a Microsoft em comunicado.

Segundo o estudo realizado a nível europeu e que inclui Portugal, o computador está a transformar-se rapidamente num ecrã de televisão, tanto para ver conteúdo de banda larga, como para ver televisão em directo e programas de televisão gravados no PC (personal computer).

Um em cada sete jovens entre os 18 e os 24 anos não vê quaisquer programa em directo na televisão, enquanto 42% dos jovens adultos vê regularmente televisão online, através de um PC, revelou um estudo da Microsoft em 2008 intitulado "The lives and motivations of 21 st Century Youth"

Assim, de acordo com o relatório haverá nos próximos cinco anos uma mudança expressiva na utilização do PC, deixando de ser praticamente o único ponto de acesso à Internet (95% actualmente) para passar a representar apenas 50% da utilização de Internet.

"A banda larga veio alterar os hábitos de consumo dos utilizadores de Internet. O computador passou a estar mais presente, sem isso interferir nas relações com a família e amigos ou com a visualização de programas de televisão, integrando-se em tudo o que fazemos", considera Nuno Duarte, director-geral da Microsoft em Portugal.

A gigante tecnológica prevê que o conteúdo de vídeo em formato longo e o IPTV se irão tornar no padrão de televisão, eliminando a necessidade de ver televisão em tempo real.

"A Internet 3D tornar-se-á uma realidade, permitindo aos consumidores experimentar virtualmente uma estância de férias antes de a marcar, no PC ou no telemóvel, E os telemóveis inteligentes serão predominantes e acessíveis em termos económicos", refere o mesmo estudo.

Cerca de metade dos europeus possuem uma ligação à Internet, passando cerca de 9 horas por semana na Web em 2008, mais 27% desde 2004.

Em Portugal existem mais de 4 milhões de internautas que passam 34% do seu tempo na Internet, mais do que o tempo passado a ler material impresso, a ver filmes ou a jogar videojogos.

Sem comentários: