sexta-feira, 10 de abril de 2009

Michelle Obama quebra protocolo e abraça Isabel II.

A primeira dama norte-americana quebrou o protocolo e está, agora, no centro da polémica. Michelle Obama e a rainha Isabel II de Inglaterra abraçaram-se, durante o seu breve encontro na Cimeira dos G-20.

O Reino Unido está em choque com o abraço que Michelle Obama deu à rainha Isabel II de Inglaterra. A primeira-dama dos EUA entrou, assim, para a história na sua primeira visita à Europa, ao quebrar o primeiro mandamento do protocolo britânico: "Não tocar na monarca".

A fotografia, tirada durante a Cimeira dos G-20, tem sido divulgada repetidamente nos jornais e telejornais britânicos e norte-americanos com o objectivo de se perceber quem iniciou o gesto. No entanto, até ao momento ainda não se chegou a nenhuma conclusão. Como são seres humanos, o mais provável é que tenha sido um impulso natural que partiu destas duas grandes ladies da elite mundial.

O porta-voz do Palácio de Buckingham já garantiu que "não se quebrou qualquer protocolo". "É óbvio que houve uma mostra de afecto mútuo, mas não há ofensa, porque era uma reunião informal", afirmou.

Há já quem compare esta situação com o piscar de olho que George W. Bush dirigiu a Isabel II, quando esta visitou os EUA há alguns anos atrás. A diferença é que, nessa altura, Bush não foi correspondido.

Sem comentários: