quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A vez das sombras.

Lustres que ultrapassam a função de gerar luz e brincam com a escuridão.
Os lustres e as chaminés dos candeeiros, caíram na graça e na criatividade dos estilistas pelo mundo fora. Brincadeiras com luz e sombra transformaram o conceito dessas peças, que antes tinham somente a função de iluminar, em algo muito mais artístico. Confira alguns dos melhores modelos que seguem essa tendência de brincar com a escuridão para inovar no desenho.
O lustre "Notturno", da estilista italiana Federica Veronesi, explora mais o breu do que a luz. Desenhado para tentar reproduzir a atmosfera soturna de uma noite de lua cheia, o material de acetato produz um efeito que engana os olhos, fazendo parecer que as nuvens estão se movendo em torno da luz.
Já o sueco Sture Pallarp preferiu algo mais chocante. o seu lustre "Raio-X" é feito com radiografias humanas, como o próprio nome já diz. Aqui, a transparência é o elemento principal da originalidade. Um tanto estranho, mas não deixa de ser interessante ter a imagem dos seus órgãos iluminando a sala.
'O Candeeiro da Sombra' de Kamam Tungs não tem nenhum conceito misterioso nem macabro: ela trabalha, no melhor estilo, com luz e escuridão, criando efeito com ambos os opostos e projectando sombras delicadamente elaboradas na parede.

Sem comentários: