domingo, 8 de fevereiro de 2009

Um caso "único" na Malásia, Gémeos escapam à forca porque polícia não consegue identificar criminoso.

Dois irmãos gémeos idênticos escaparam ao enforcamento por tráfico de droga na Malásia porque a juíza não conseguiu provar qual dos irmãos era culpado e recusou-se a sentenciar a pessoa errada, noticiou o diário anglófono New Straits Times. Assim, Sathis e Sabarish Raj, de 27 anos, saíram ambos em liberdade.

Um dos irmãos foi detido em Agosto de 2003, no momento em que transportava no seu carro 166 quilos de haxixe e quase dois quilos de ópio bruto, em direcção a uma casa, nos arredores da capital do país, Kuala Lumpur. O segundo chegou pouco tempo de depois ao local, acabando por ser também preso. E esse foi o erro (mas a salvação do criminoso) porque a partir daí, nem os polícias nem os testes de ADN conseguiram distinguir qual deles tinha estado na posse da droga.

A juíza Datuk Zaharah Ibrahim afirmou que, apesar de o Ministério Público ter provado que um dos irmãos era o responsável pela droga encontrada na casa e no carro, as dúvidas sobre a quem pertencia impediam uma condenação. “Este é um caso único... Apesar de um deles ter de ser chamado à defesa, não posso chamar o gémeo errado. Também não posso mandar enforcar o gémeo errado”. Os dois saíram do tribunal a chorar.

Sem comentários: