terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Julgamento do atirador de sapatos a Bush adiado.

O julgamento do jornalista iraquiano que atirou os dois sapatos a George W. Bush devia começar esta quinta-feira, mas ficou adiado para Março.
Muntadar al-Zaidi é acusado de agressão a um líder estrangeiro e enfrenta uma pena máxima de 15 anos de prisão. Os advogados de defesa alegam que o jornalista iraquiano se limitou a expressar a sua opinião num país onde os ânimos ainda estão incendiados, na sequência da invasão norte-americana de 2003.

Al-Zaidi, de 30 anos foi largamente elogiado pelo gesto em vários países do mundo, principalmente nos Estados árabes.

«Exigimos a anulação do julgamento e a libertação» do jornalista, declarou quarta-feira Dhiaa al-Saadi, que dirige a equipa de defesa, composta por 25 advogados.

«Ele só protestou contra a ocupação», adiantou.

A 14 de Dezembro de 2008, durante uma conferência de imprensa conjunta de George W. Bush e do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, Al-Zaidi levantou-se subitamente, gritou «isto é o beijo do adeus, cão», descalçou-se e atirou os sapatos contra o ex-Presidente norte-americano, que conseguiu esquivar-se.

Segundo o artigo 223 do Código Penal iraquiano, o gesto do jornalista poderá custar-lhe entre cinco e 15 anos de prisão se for provado que foi «uma agressão caracterizada».

Sem comentários: