terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Melhor Filme e Melhor Realizador do ano. "Quem quer ser Bilionário?" domina os BAFTA com vitória em sete categorias.

A noite dos prémios de cinema da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA na sigla inglesa) foi uma sucessão de confirmações com apenas um par de surpresas. "Quem quer ser Bilionário?" foi melhor filme e tem outros seis prémios, revalidando a vaga de popularidade rumo aos Óscares. Mickey Rourke viu o seu regresso certificado como melhor actor, Heath Ledger foi recordado como melhor actor secundário e Kate Winslet foi a melhor actriz.

As surpresas foram "I’ve Loved You So Long", de Philippe Claudel, premiado como o Melhor Filme Não Falado em Inglês, e a vitória do documentário "Homem no Arame", de James Marsh, foi considerado pela Academia britânica o Melhor Filme Britânico do ano. O prémio foi anunciado na primeira metade da cerimónia e permitiu antecipar que o favoritismo de "Quem quer ser Bilionário?" se iria confirmar. É que o filme de Danny Boyle ("Trainspotting") estava também na lista de candidatos nessa categoria, pelo que quase se anunciava que iria ser o vencedor do troféu de melhor filme.

Dos sete BAFTA de "Quem quer ser Bilionário?" destacam-se os prémios para o realizador Danny Boyle, para o argumentista Simon Beaufoy e para o compositor da banda sonora, o indiano A.R. Rahman, todos premiados nos Globos de Ouro e nomeados para os Óscares de 22 de Fevereiro. O grande derrotado da noite foi "O Estranho Caso de Benjamin Button", nomeado para onze prémios e que não venceu em qualquer das categorias principais. O filme de David Fincher, protagonizado por Brad Pitt (que estava nomeado para melhor actor e ainda para melhor actor secundário por "Destruir Depois de Ler", dos irmãos Coen) arrecadou apenas três BAFTA, para o melhor "production design", caracterização e efeitos visuais.

Kate Winslet recebeu um dos dois BAFTA possíveis para que estava nomeada – havia duas Winslet na categoria de melhor actriz, a de "Revolutionary Road" e a de "O Leitor". Venceu a última. Nos Globos de Ouro, ambas foram vencedoras. Para os Óscares, a actriz britânica está nomeada excactamente por "O Leitor", que se estreia em Portugal esta quinta-feira.

Um dos momentos da noite de prémios de hoje, na Royal Opera House de Londres, foi a vitória, também já muito antecipada, de Mickey Rourke como Melhor Actor por "O Wrestler", que se estreia dia 26 em Portugal. “Obrigado à BAFTA, à Optimum Pictures, à Fox Searchlight e a Darren Aronofsky (realizador), que me deu uma segunda oportunidade depois de ter lixado a minha carreira durante 15 anos”. “É um prazer estar aqui, fora da escuridão”.

Os prémios distinguiram ainda Penélope Cruz, que venceu como actriz secundária pela interpretação de uma artista tempestuosa e sensual em "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen (a actriz espanhola está também nomeada para Óscar na mesma categoria). O BAFTA póstumo para Heath Ledger pelo seu Joker em "O Cavaleiro das Trevas", de Christopher Nolan, repete o prémio atribuído nos Globos de Ouro e antecipa uma possível vitória nos Óscares de 22 de Fevereiro.

Na cerimónia, o realizador e Monty Python Terry Gilliam recebeu um prémio de carreira.

Sem comentários: