sábado, 3 de outubro de 2009

Rio de Janeiro ganha Jogos Olímpicos de 2016.

Espectáculos desportivos mais importantes do planeta "mudam-se" para a América do Sul. Conheça a futura Cidade Olímpica, através de uma GALERIA DE FOTOS e veja OS VÍDEOS de apresentação das outras cidades candidatas, que acabaram por perder para os brasileiros.

A 5 de Agosto de 2016 o Estádio do Maracanã vai apresentar-se ao mundo como a sede do desporto mundial: dentro de sete anos o mítico recinto vai acolher a cerimónia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul, de acordo com a votação realizada hoje, em Copenhaga, pelos membros do Comité Olímpico Internacional.

Após as eliminações de Chicago, na primeira ronda, e de Tóquio, na segunda, a cidade brasileira ganhou a votação decisiva frente a Madrid, no primeiro dia de trabalhos do Congresso Olímpico que se reúne em Copenhaga, Dinamarca.

Com esta decisão do COI, o Rio de Janeiro torna-se a primeira cidade do continente sul-americano a acolher os Jogos e a terceira cidade do hemisfério Sul com a mesma honra, depois de Melburne (1956) e Sydney (2000).

Pela quarta vez na história, as duas competições desportivas mais importantes do planeta - Jogos Olímpicos e Mundial de Futebol - vão decorrer no mesmo país de forma consecutiva, já que o Brasil é o organizador da competição futebolística em 2014. Anteriormente, essa sucessão de acontecimentos desportivos tinha ocorrido no México (Jogos em 1968 e Mundial em 1970), Alemanha (Jogos em Munique em 1972 e Mundial em 1974) e Estados Unidos (Mundial em 1994 e Jogos em Atlanta, em 1996).

Para a coincidência ser completa, os Jogos vão decorrer no Rio de Janeiro no ano em que o membro mais antigo do COI (e antigo dirigente máximo da FIFA, órgão máximo do futebol), João Havelange, completará 100 anos. Um facto que o próprio recordou, de forma emocionada, esta manhã em Copenhaga, e que poderá ter tido influência sentimental em alguns dos votantes, graças ao respeito para com um homem que foi atleta olímpico (de natação), nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, e que, mais tarde, teve um papel decisivo na transformação do futebol como um desporto global e um enorme negócio.

Se tudo correr como previsto, os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, serão também os mais abrangentes de sempre em termos desportivos, já que se prevê que o COI decida, nos próximos dias, em Copenhaga, a inclusão do golfe e do râguebi de sete no programa de competições, a partir da 33.ª Olimpíada, no Brasil.

Sem comentários: