sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Bloguer cubana proibida de sair da ilha escreve mensagem cifrada na Internet.

A bloguer Yoana Sánchez, pela quarta vez impedida de sair de Cuba para receber um prémio internacional, escreveu uma mensagem quase cifrada afirmando estar num mundo virtual a milhares de quilómetros dos "uniformizados" que a impedem de viajar.

"Máquinas de bypass que se desligam, choros de bebé que ecoam. Carimbos que caem sobre as folhas para negar e censurar; kilobytes que levam a minha voz pela Internet sem que tenha de deslocar-me. Alguém que me observa carrancudo enquanto fala pelo 'walkie-talkie' de controlo", é assim que começa a mensagem.

"Um pássaro chamado Twitter eleva-me nas suas patas. Escritórios com gente uniformizada que confirma 'você não pode viajar por agora', se bem que já estou a milhares de quilómetros daqui, nesse mundo virtual que eles não podem compreender nem cercar", termina o lacónico comentário colocado do blogue "Generación Y" ("Geração Y").

Sem comentários: