Um grupo de investigadores israelitas criou uma mosca robot, capaz de percorrer as veias e as artérias do corpo humano para diagnosticar e tratar problemas de saúde como o cancro.
Já pensou ter uma mosca robot a percorrer-lhe as veias? Pois é, talvez nunca lhe tenha passado pela cabeça, mas um grupo de investigadores israelitas não só pensou como criou esse objecto.
A mosca robot, que tem um milímetro de diâmetro, é capaz de detectar, por exemplo, artérias bloqueadas e aplicar medicamentos em tumores. No entanto, os cientistas ainda pretendem diminuir em dez vezes o tamanho do 'animal', de forma a tornar os tratamentos menos invasivos.
Como funciona? É simples, recorrendo à tecnologia chamada Micro-Electro-Mechanical Systems, esta mosca robot é guiada por um controlo remoto, que fica fora do organismo do paciente. Os pequenos braços do animal agarram-se às paredes das veias para que este se movimente até ao local desejado.
A mosca pode ser atingir uma velocidade de 0.35 mm por segundo, por um período ilimitado, sem necessidade de recarregar a bateria durante o procedimento.
Os investigadores pretendem, ainda, adicionar uma câmera ao robot, para conseguirem efectuar terapias de radiação de curta distância, usadas principalmente para tratar cancrp da próstata, do pescoço e da cabeça.
Esta equipa de investigadores pertence ao Robotics Laboratory, parte integrante do Israel Institute of Technology, entidade que trabalha há alguns anos no desenvolvimento de protótipos inspirados em animais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário