quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Arrestados lucros do livro de Gonçalo Amaral.

O Tribunal Civil de Lisboa ordenou o arresto de todos os lucros obtidos com a venda do livro "Maddie, a verdade da mentira", do antigo inspector da PJ Gonçalo Amaral, na sequência de um processo movido pelos pais da menina inglesa que desapareceu em Maio de 2007 no Algarve. Clique para visitar o dossiê Desaparecimento de Madeleine McCann.

De acordo com o despacho do tribunal, as editoras que publicaram o livro já foram notificadas de que todos os lucros da cedência e comercialização da obra serão arrestados para o eventual pagamento de um quantia de 1,2 milhões de euros.

As notificações do tribunal sobre este procedimento cautelar seguiram já para a Itália, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Espanha, França, países onde a obra foi traduzida e publicada.

Gonçalo Amaral, o inspector que conduziu a investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann, em 2007, foi afastado do caso na sequência de declarações proferidas à comunicação social.

A investigação do desaparecimento da menina inglesa de 3 anos, na Praia da Luz, foi arquivada em 21 de Junho de 2008.

Em Setembro, por ordem do Tribunal Cível, o livro tinha sido já retirado das livrarias.

O livro "Maddie, a verdade da mentira" foi publicado em Julho de 2008, pela editora Guerra & Paz, e nos dois meses seguintes teve 12 edições, de 10 mil exemplares cada.

Sem comentários: