sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ONU confirma mais de mil vítimas mortais do sismo da Sumatra.

Pelo menos 1 100 pessoas morreram na ilha indonésia de Samatra devido ao sismo registado quarta-feira, anunciou esta quinta-feira o secretário-geral adjunto da ONU para os assuntos humanitários, John Holmes.

"Os últimos balanços indicam que o número de mortos aumentou para 1100", declarou o responsável, durante uma conferência de imprensa.

O último balanço oficial provisório, divulgado também hoje pelo Ministério dos Assuntos Sociais, indicava cerca de 770 vítimas mortais, mais do que os 529 mortos contabilizados ao início do dia.

"Evidentemente que existem várias centenas de feridos e temo que estes números vão aumentar à medida que novas informações sejam divulgadas", referiu ainda Holmes, que assume também a coordenação das equipas de apoio de emergência das Nações Unidas.

O sismo, de magnitude 7,6 na escala de Richter, foi registado quarta-feira no oceano Índico 53 quilómetros a oeste da cidae de Padang, na província de Samatra, e a uma profundidade de 83 quilómetros, segundo o instituto geológico norte-americano (USGS).

Um novo forte sismo, de 6,8 na escala de Richter segundo o instituto norte-americano de geologia e com epicentro a 150 quilómetros a sul de Padang, foi registado hoje de manhã.

As autoridades temem que milhares de pessoas estejam ainda sob os escombros.

A foto baixo mostra Ratna Sari que foi tirada dos destroços do seu colégio em Padang, 40 horas depois do sismo.

Sem comentários: