quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Recusada indemnização de 70 milhões dólares exigidos por Dan Rather à CBS.

Um tribunal de recurso do Estado de Nova Iorque recusou na terça-feira o pedido de 70 milhões de dólares de indemnização do famoso jornalista Dan Rather à cadeia televisiva CBS de onde fora forçado a demitir-se.

Rather, de 77 anos, iniciou a sua luta judicial contra a CBS, em 2007, quando a acusou de o ter feito bode expiatório para tentar acalmar a Casa Branca, após uma notícia polémica que divulgou sobre o então Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Em Setembro de 2004, em plena campanha eleitoral, Dan Rather divulgou uma notícia que assegurava que George W. Bush, quando jovem, tinha utilizado a influência do pai, o antigo Presidente George H. W. Bush, para encurtar o seu serviço militar.

Segundo o prestigiado 'anchorman', a CBS reduziu consideravelmente, a partir de Setembro de 2004, a quantidade e importância de serviços que lhe eram atribuídos, como castigo para apaziguar as relações com a Casa Branca.

Além disso, foi diminuída a sua participação no programa '60 minutes', de que era um dos principais responsáveis e em Março de 2005 forçaram-no a renunciar ao lugar apresentador do telejornal CBS Evening News, à frente do qual estava havia 24 anos.

Por tudo isso, Dan Rather, que no total trabalhou 44 anos na CBS, reclamava 20 milhões de dólares de indemnização e 50 milhões como multa.

O tribunal de Nova Iorque considerou na terça-feira que a exigência de Rather carecia de fundamento, uma vez que a CBS não terá violado o seu contrato com o jornalista, já que lhe manteve o salário de seis milhões de dólares anuais.

Sem comentários: