O efeito adverso das mudanças climáticas na produção de alimentos causará a fome de 25 milhões de crianças em 2050 se não se tomam medidas para evitá-lo, advertiu ontem o IFPRI (Instituto Internacional de Política Alimentar) em uma conferência na Tailândia.
"Este drama pode ser evitado com um investimento de 9 mil milhões de dólares anuais para aumentar a produtividade agrícola e ajudar os produtores a enfrentar os efeitos do aquecimento global", afirmou em comunicado o investigador Gerald Nelson, um dos autores do relatório do IFPRI.
"Melhores estradas, sistemas de irrigação, acesso a água potável e alfabetização para crianças são essenciais", acrescentou o responsável no encontro que já está a preparar o caminho para a Cimeira de Copenhaga em Dezembro.
O estudo afirma que os habitantes nos países em desenvolvimento terão acesso a 2.410 calorias diárias em 2050, 286 calorias menos que em 2000; na África será de 392 menos; e nos países industrializados de 250 menos.
Os líderes do G20 acordaram na semana passada em Pittsburg (EUA) em doar 2 mil milhões de dólares para combater a fome, enquanto a ONU anunciou uma Cimeira para abordar o problema já em Novembro.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Mudanças climáticas causarão fome a 25 milhões de crianças.
Etiquetas:
adverso,
alimentos; drama,
climáticas,
crianças,
desenvolvidos,
efeitos,
fome; mundo,
menos,
Milhões,
mudanças,
países,
produção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário