domingo, 4 de outubro de 2009

Obama proíbe funcionários de enviar SMS ao volante.

A proibição é válida para os motoristas que conduzem os veículos do governo ou que são alugados ou utilizados em compromissos oficiais. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou a proibição aos cerca de três milhões de funcionários públicos federais de utilizarem telemóveis para enviar mensagens escritas enquanto conduzem.

"Os acidentes fatais causados por motoristas distraídos que enviavam mensagens enquanto estavam ao volante demonstram um crescente perigo nas estradas", disse Obama no decreto, assinado na passada quarta-feira à noite.

O presidente referiu ainda que a proibição é válida para os motoristas que diariamente conduzem veículos de propriedade do governo ou que são alugados ou utilizados em compromissos oficiais.

Alguns funcionários do Estado utilizam dispositivos electrónicos fornecidos pelo governo para enviar mensagens de texto ou por e-mail enquanto estão ao volante nas estradas. "Uma proibição de nível federal sobre o envio de mensagens ajudará a salvar vidas, reduzir lesões e servirá de exemplo aos governos locais e estaduais, às empresas privadas e aos motoristas comuns", argumentou Obama.

O decreto veta o envio ou a leitura de mensagens e e-mails, além do uso de outros aparelhos portáteis de comunicação.

Sem comentários: