terça-feira, 5 de maio de 2009

Falso mail da OMS transmite vírus informático.

"Os spammers oportunistas não perdem tempo e aproveitam o medo face ao aumento de novos casos de infecção pela gripe A", denunciou a empresa SPAMfighter.

Uma empresa que combate o spam (mensagens não solicitadas enviadas por correio electrónico) denunciou hoje que um novo vírus informático está a ser distribuído em e-mails falsos da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a gripe A (H1N1).

A empresa SPAMfighter explicou que desde o anúncio do aumento de nível de alerta de quatro para cinco devido à epidemia da gripe A (H1N1), os criadores de vírus melhoraram um anterior vírus informático que enviam encoberto em falsas mensagens da OMS e de outras organizações de saúde.

"Os spammers oportunistas não perdem tempo e aproveitam o medo face ao aumento de novos casos de infecção pela gripe A", denunciou a empresa em comunicado.

O número de mensagens publicitárias e com vírus relacionados com a gripe A aumentou 300%, capitalizando na procura de informação sobre a epidemia.

Numa primeira fase, as mensagens davam notícias falsas de pessoas famosas que já tinham contraído o vírus, mas rapidamente e segundo a SPAMfighter, começaram a surgir e-mails que parecem reais, "como se a informação fosse dada de organizações tão importantes como a OMS".

A empresa recomenda aos utilizadores que procurem informação sobre a gripe junto das autoridades sanitárias de cada país, evitando abrir correios suspeitos sobre a epidemia.
A SPAMfighter é uma empresa que filtra diariamente mais de 18 milhões de mensagens de correio electrónico, recebidas por mais de 6,1 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Sem comentários: