quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ideias loucas com sucesso na Net.

Ganhar muito dinheiro com a Internet é possível, mas não é negócio para todos. Kyle, Alex, Marié, Darren, John e Dooce são alguns dos que, com engenho, conseguiram encher os bolsos através da maravilhosa plataforma online.

Já alguma vez lhe passou pela cabeça converter-se num bloguer profissional, de forma a pagar todos os seus gastos e não ter de voltar a ouvir a voz do seu chefe chato? Não? Pois fique sabendo que é possível e há quem o tenha feito. Na realidade, a Internet tem sido o sítio ideal para se fazer fortuna, com muita gente a gastar milhares e a ganhar milhões.

O segredo do sucesso passa por se ser inovador, saber onde e quando investir. Mas há diferenças. Há os que fazem fortuna - como Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, que já amealhou mais de 1,5 mil milhões de euros - criando algo para outros cibernautas. Só que para isso é preciso, no mínimo, perceber alguma coisa de informática.

Muitos desses 'carolas' fazem parte da lista dos mais jovens milionários da Internet. Há os que vendem produtos online. Mas há também os que se servem da Internet apenas para projecção pessoal ou para ganhar algo, através de uma boa ideia ou agarrando um momento de sorte. É destes últimos que deixamos alguns exemplos. Na maior parte dos casos conseguem vingar através de blogues, aliando originalidade, empenho e sorte.

Um clip vermelho por uma casa.
A história de Kyle MacDonald , de 29 anos, é uma das mais bizarras da Internet. O canadiano propôs-se trocar um clip vermelho por uma casa. Impossível? Não.

É certo que o clip é uma invenção genial e útil mas o seu valor comercial não paga uma chave quanto mais uma casa. Kyle não pensou assim e, num golpe de génio, resolveu trocar um clip vermelho por um objecto melhor, até que essa troca sucessiva o levasse a obter o desejado imóvel. Tudo começou em Julho de 2005, quando o canadiano colocou o seu clip num site de classificados, o Craiglist , pedindo em troca algo melhor. Dois dias depois, recebe uma chamada de duas raparigas de Vancouver dispostas a dar-lhe uma caneta em forma de peixe em troca do clip. No mesmo dia Kyle parte para Seattle ao encontro da artista plástica Annie Robbins e troca a caneta por uma maçaneta de cerâmica. Segue-se Shawn Sparks e um fogareiro de acampamento, que por sua vez é trocado por um gerador, mais tarde trocado por um 'pacote de festa instantâneo', que não era mais do que um barril de cerveja e um néon luminoso.

É aqui que surge o primeiro percalço. Os bombeiros confiscam-lhe o barril alegando fuga de gás. Mas Kyle não baixa os braços e consegue recuperar o gerador, que acaba por trocar em Montreal por uma moto de neve. Nesta altura já o seu blogue era popular e uma revista de motos de neve oferece-lhe uma viagem até Yahk que Kyle trocou por uma furgoneta. Esta acaba por ser trocada por um contrato de gravação de música num estúdio, por sua vez trocado por um ano de aluguer de um pequeno apartamento em Phoenix, Arizona.

Não satisfeito, Kyle continua a sua campanha de trocas até que consegue um papel no filme "Donna on Demand ". Ora, como há sempre alguém disposto a fazer tudo para entrar num filme, o canadiano recebe, finalmente, e um ano depois de ter colocado o seu clip vermelho na Internet, a proposta desejada: uma casa, situada em Kipling, uma localidade de 1000 habitantes. Entretanto, Kyle lançou um livro com a sua história, traduzido em 13 línguas. E teve outra ideia: trocar a casa por outra coisa!

Contactado pela Única, o canadiano diz que já recebeu várias propostas, sendo as mais caricatas: uma montanha no Cazaquistão, uma caravana, uma casa na Rússia, os direitos do nome para uma nova espécie de insecto e até... um clip vermelho.A homepage de um milhão de dólares.
É um dos melhores exemplos de como uma ideia simples pode render muito. O jovem britânico, de 21 anos, Alex Tew não queria ficar anos a pagar os seus estudos universitários.

Para arranjar o dinheiro pensou numa ideia "tão maluca, que talvez funcione". Em 2007, começou por dividir a sua página de Internet num milhão de pixéis, para vendê-los em blocos com o mínimo de 100 pixéis (10x10), a um dólar o pixel. Ou seja, com o espaço publicitário todo vendido, ele arrecadaria um milhão de dólares.

E não é que foi mesmo o que aconteceu? A página fica "congelada" no tempo, durante pelo menos cinco anos. Os primeiros clientes foram amigos e familiares, o "passa a palavra" ajudou e depressa surgiram empresas, trabalhadores independentes e artistas interessados em comprar espaço.Marié Digby e o Youtube.
A norte-americana, de 26 anos e ascendência nipónica e irlandesa, começou a fazer furor em 2007 quando colocou no YouTube um vídeo com a sua interpretação de 'Umbrella' , sucesso gravado por Rihanna. Amealhou mais de um milhão de visualizações do seu vídeo em pouco mais de três meses. A partir daí seguiram-se inúmeras participações em talk-shows televisivos e entrevistas na rádio. Em Janeiro de 2008 lança o seu primeiro single oficial 'Sait it Again' e três meses depois o álbum "Unfold ". No início deste ano lançou um álbum de covers de músicas japonesas e prepara-se para lançar, em Junho, "Breathing Underwater ".

O mais interessante é que Marié já tinha assinado um contrato com a Hollywood Records , do grupo da Disney, em 2005, mas o seu nome só passou a ser conhecido através do vídeo caseiro no YouTube. Actualmente, a sua página tem mais de 160 mil subscritores e já foi vista mais de 4 milhões de vezes e algumas das suas músicas já entraram em séries e filmes. Este tipo de promoção ou truque é frequentemente utilizado no YouTube por jovens artistas, de modo a que os seus vídeos apareçam melhor posicionados nos resultados. E a fórmula pelos vistos resulta.Foi você que pediu mais tráfego?
John Chow e Darren Rowse são dois dos bloguers mais conhecidos por ganharem a vida apenas com os seus escritos online. Começaram como qualquer outra pessoa, criando um site como um hóbi, mas depressa perceberam as suas potencialidade. Hoje, dão dicas interessantes e úteis de como ganhar dinheiro online com os blogues, garantindo assim o alto tráfego recebido nas suas próprias páginas e, consequentemente, publicidade bem paga.

Ambos criaram vários sites, dão conferências e Rowse até já escreveu um livro: 'ProBlogger: Secrets for Blogging Your Way to a Six-Figure Income' , onde ensina como ganhar dinheiro com um blogue, os nichos de mercado e os principais ingredientes para ter sucesso nessa actividade. Ambos vivem deste 'trabalho', e de acordo com artigos publicados em vários sites americanos, recebem mensalmente cerca de 30 mil euros.Dooce vida de bloguer.
Em Março passado, esta dona de casa, mãe de uma filha pequena, e grávida, era a 33ª pessoa mais seguida no Twitter ! Mesmo que tenha perdido 20 lugares desde então, Dooce - cujo nome é Heather Armstrong - e a sua família continuam a viver em exclusivo dos rendimentos do seu blogue (www.dooce.com ). Um destino que a web designer (n. 1975) não previu em 2001, quando começou a escrever na Internet os pensamentos mais ousados. Na verdade, o blogue custar-lhe-ia o despedimento e sucessivas dificuldades em encontrar emprego.

Na casa dos vinte, inconsequente, Heather entretinha-se a fazer comentários inapropriados sobre os patrões, e confissões de aventuras adequadas a uma rapariga solteira. Na Net, Dooce criara um saco para o qual despejava todas as sinceridades, e inocentemente (estupidamente, na opinião dela) esperava que ninguém o encontrasse. Hoje, o site que alimenta está no top dos mais vistos nos Estados Unidos, foi colocado no ToP 25 dos melhores, escolhidos pela revista "Time", e é um lugar acarinhado pelos publicitários.

Até porque ela lidera a corrente das chamadas mamabloggers (mães que blogam) - óptimos veículos para chegar a uma faixa de consumidores, os jovens pais, muito importante para quase todos os anunciantes.
Miliónários na net com menos de 30 anos.
Mark Zuckerberg (Facebook) 23 anos | $700M

Andrew Gower (Runescape) 28 anos | $650M

Blake Ross and David Hyatt (Mozilla) 22 anos | $120M

Chad Hurley (Youtube) 30 anos | $85M

Angelo Sotira (Deviant Art) 26 anos | $75M

John Vechey (PopCap Games) 28 anos | $60M

Alexander Levin (Wordpress) 23 anos | $57M

Jake Nickell (Threadless) 28 anos | $50M

Sean Belnick (Biz Chair) 20 anos | $42M

Kevin Rose (Digg) 30 anos | $31M

Ryan Block (Engadget) 25 anos | $20M

Aodhan Cullen (Stat Counter) 24 anos | $18M

Tom Fulp (Newgrounds) 29 anos | $15M

Rishi Kacker and Matt Pauker (Voltage) 24 anos | $12M

Markus Frind (Plenty of Fish) 29 anos | $10M

Catherine and David Cook (My Year Book) 17 & 19 anos | $10M

Fredrik Neij (The Pirate Bay) 28 anos | $10M

David Hauser & Siamak Taghaddos (Gotvmail) 24 anos | $8M

Jermaine Griggs (Hear and Play) 23 anos | $5M

Jay Westerdal (Domain Tools) 29 anos | $5M

Fonte: Expresso

Sem comentários: