sábado, 23 de maio de 2009

Passageiro detecta fumo em pleno voo.

Um dos 300 pssageiros de um voo da United Airlines viu fumo branco a sair do lado esquerdo do Boeing 747, que identificou como sendo uma fuga de combustível, potencialmente perigosa, e fimou tudo.

A presença a bordo do sargento Bartek Bachleda, que trabalha no reabastecimento aéreo da Força Aérea norte-americana, terá salvo os outros 299 passageiros a bordo do voo da United Airlines com partida de Chicago e Tóquio como destino.

Bachleda começou por detectar o fumo na altura da descolagem e depois quando se encontravam a 30 mil pés de altitude. O passageiro filmou o fumo e chamou uma tripulante, que começou por lhe pedir para esperar, uma vez que estava a distribuir bebidas. O sargento insisitiu e mostrou-lhe o vídeo, depois de se identificar.

"Se o comandante não souber disto antes de sobrevoarmos o oceano e estamos a perder esta quantidade enorme de combustível, vamos ter um dia mau", pensou Bachleda.

Um porta-voz da companhia aérea garante que a tripulação já tinha dado conta do problema quando Bachleda os avisou e que o comandante nunca iria tentar uma travessia do Pacífico naquelas condições.

Sem comentários: