quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vírus pode ter origem em erro humano.

A Organização Mundial de Saúde está a investigar a tese de que o vírus H1N1 pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina. A OMS teme aina uma resistência dos vírus aos antivirais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.

Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, envolvida em experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.

Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.

A Organização Mundial de Saúde teme, ainda, uma resistência do vírus aos antivirais, semelhante à verificada no ano passado com a gripe sazonal.

"Somos confrontados com o risco de resistência do vírus [H1N1 aos antivirais]", admitiu Nikki Shindo, um dos peritos em pandemias da organização.

O especialista recordou que, no ano passado, a gripe sazonal revelou "sinais de resistência ao oseltamivir", substância activa contida no medicamento Tamiflu, o antiviral recomendado pela OMS para o combate ao H1N1.

Sem comentários: