segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Zona de catástrofe devido a tufão.

A presidente das Filipinas, Gloria Macapgal Arroyo, declarou esta sexta-feira todo o território filipino como "zona de catástrofe" com a aproximação do tufão Parma, que ameaça 1,8 milhões de pessoas, segundo o alerta da ONU (Organização das Nações Unidas).O Parma deve chegar antes mesmo do país se recuperar dos danos causados pela tempestade tropical Ketsana, que deixou 293 mortos, 42 desaparecidos e 2,5 milhões de desalojados.

Esta medida permitirá a todas as administrações regionais utilizar os fundos de urgência governamentais, assim como controlar o preço dos produtos de primeira necessidade, explicou o ministro filipino da Informação, Cerge Remonde, a uma emissora de rádio.

O serviço meteorológico das Filipinas indicou que o Parma, que viaja com ventos de 195 km/h e sequências de até 230 km/h, está a 150 quilómetros de Catanduanes, no litoral oriental, estando previsto que chegue a terra esta madrugada.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), alertou que 1,8 milhões de pessoas estão directamente ameaçadas pela chegada do tufão Parma.

Segundo a porta-voz da agência, Elisabeth Byrs, 8,5 milhões de pessoas vivem na rota esperada do tufão e 1,8 milhões estão nos locais onde os ventos serão mais fortes.

Sem comentários: