sexta-feira, 5 de março de 2010

Sismo de 6,4 abala Taiwan.

Sismo de magnitude 6,4 abalou Taiwan ontem à noite, causando vários feridos. Ligações por TGV estão suspensas no sul do país. Mais a Norte, na capital Taipé, 54 mil casas estão sem electricidade.

Um novo sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter abalou Taiwan na noite de ontem. Os sismos são frequentes neste país, situado numa zona sismologicamente instável na bacia do Pacífico.

O sismo de ontem não provocou mortos, havendo pelo menos oito pessoas feridas que foram atingidas por objectos em queda.

Registam-se numerosos danos materiais. O epicentro foi a 70 quilómetros de Kaohsiung, a maior cidade do Sul do país. Na zona de Kaohsiung, a cidade mais próxima do epicentro, cem escolas estão encerradas e as ligações por TGV, comboio de alta velocidade, estão interrompidas. Em Taipé, a capital do país, 54 mil casas estão sem electricidade.

Sismos recorrentes.
Nos últimos dez anos registaram-se vários sismos em Taiwan. Um dos sismos mais violentos que atingiu este país aconteceu em Setembro de 1999, quando Taiwan foi violentamente atingido por um terramoto de magnitude 7,6, que matou mais de 2400 pessoas e destruiu 50 mil edifícios.

Em 2006, um sismo de magnitude 6,7 atingiu o sul da Kaoshiung (a cidade mais próxima do epicentro do sismo de ontem) e danificou a rede telefónica no Oceano Pacífico. Em consequência, milhões de pessoas ficaram sem acesso ao telefone e Internet na Ásia até a rede ser reparada.

Sem comentários: