quarta-feira, 3 de março de 2010

Índia descobre água gelada em 40 crateras da Lua.

Os radares da nave espacial indiana Chandrayaan-1 detectaram depósitos de água gelada em 40 crateras no pólo norte da Lua.

O sistema de radares da nave lunar indiana Chandrayaan-1 identificou depósitos de água gelada em 40 crateras com dois a 15 quilómetros de diâmetro no pólo norte da Lua.

O sistema de detecção (o Mini-Sar) foi concebido pela NASA e Paul Spudis, cientista do Instituto Planetário e Lunar da organização, em Houston (Texas), estima que essa água gelada pese cerca de 600 milhões de toneladas.

Spudis fez estas revelações numa conferência realizada naquele instituto, explicando que a maior parte da área destas crateras nunca é iluminada pelo Sol, atingindo uma temperatura de 248 graus negativos.

Esta temperatura, mais baixa do que a registada à superfície de Plutão, mantém os depósitos de gelo estáveis nas crateras, impedindo a sua evaporação.

Água em Cabeus.
Segundo a BBC News, Spudis afirmou que "as diversas missões à Lua realizadas nos últimos meses estão a revolucionar totalmente a nossa visão do satélite natural da Terra". Deste modo, pode-se dizer hoje "com um razoável grau de confiança, que é possível uma presença humana sustentável na Lua".

Em Novembro de 2009, o satélite LCROSS, da NASA, detectou também grandes quantidades de água e vapor libertados numa experiência que envolveu o impacto de um foguetão numa cratera do sul da Lua que nunca é iluminada pelo Sol, a Cabeus, que tem 100 km de largura.

Recorde-se que o Presidente Obama anunciou em Fevereiro o cancelamento do programa da NASA que pretendia levar de novo astronautas americanos à Lua em 2020, depois de uma ausência de quase 50 anos (a última missão, a Apollo 17, data de 1972).

Nos últimos anos a Europa, o Japão, a China e os EUA têm enviado diversas missões não tripuladas à Lua.

Sem comentários: