segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontrado corpo do motorista da carrinha acidentada nos Açores.

O corpo do motorista da carrinha de transporte escolar que esta manhã foi arrastada para uma ravina por uma derrocada de pedras foi encontrado junto aos destroços do veículo, no fundo da ribanceira, em Algarvia, concelho do Nordeste, em S. Miguel, Açores.

O homem era uma das duas pessoas que estavam desaparecidas após o acidente. Continua por encontrar uma menina de dez anos, irmã gémea de um rapaz que também seguia na carrinha. O menino sofreu uma fractura numa perna e foi transferido do Centro de Saúde do Nordeste para o Hospital de Ponta Delgada para ser submetido a uma cirurgia. É o ferido mais grave do sinistro. Uma outra criança de doze anos foi assistida no Centro de Saúde por apresentar sinais de hipotermia, mas o seu estado clínico não inspira cuidados.

O acidente ocorreu pelas 08h30, entre Feteira e Algarvia, no concelho do Nordeste, quando a carrinha, que transportava três alunos da Escola Básica e Secundária do Nordeste, além do motorista, foi apanhada por uma derrocada de pedras, provocada pelo mau tempo que se faz sentir em São Miguel desde esta madrugada. A viatura acabou por ser arrastada para o fundo de uma ravina.

O mau tempo que se faz sentir na região tem estado a dificultar as operações de socorro. Naquela zona da ilha de São Miguel, as fortes chuvas provocaram o corte da estrada regional entre Salga e Nordeste, pelo que o acesso à vila apenas é possível a partir da Povoação na costa Sul. O presidente do município do Nordeste confirmou a ocorrência de chuvas torrenciais e lançou um apelo para que as pessoas fiquem em casa e não circulem nas estradas. João Carlos Carreiro afirma que as equipas da câmara municipal estão já actuar no terreno, nas próprias freguesias, com máquinas que permitam limpar as estradas.

O Serviço Regional de Protecção Civil alerta para a intensificação da velocidade do vento, que pode atingir 130 quilómetros por hora. Para a tarde, a chuva deverá ser mais fraca, mas o vento, na ilha de São Miguel, poderá soprar até aos 100 quilómetros por hora. Nos grupos central e oriental do arquipélago, estão previstos para hoje períodos de chuva forte que levou ao cancelamento de vários voos-inter-ilhas da SATA.

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres (DRETT), está a coordenar uma equipa técnica que está já no terreno a inspeccionar todas as estradas regionais de São Miguel. No terreno, a equipa está a averiguar a operacionalidade das estradas regionais de forma a garantir as normais condições de segurança.

O governo regional ordenou a abertura de um processo à empresa proprietária do transporte colectivo de passageiros para apurar as circunstâncias que estiveram na origem do acidente com o autocarro escolar no concelho do Nordeste. E, por precaução, decidiu que todo o transporte colectivo regular, incluindo o transporte escolar, está suspenso temporariamente nas ligações entre a freguesia das Furnas e a vila da Povoação, devido às condições meteorológicas adversas.

Sem comentários: