domingo, 23 de maio de 2010

Índia: 158 mortos e oito sobreviventes após queda de avião.

Pelo menos oito pessoas sobreviveram hoje à queda de um avião na Índia, proveniente do Dubai. O desastre provocou 158 mortos. A caixa negra do aparelho já foi recuperada.

O avião, da Air India Express (uma "low cost"), despenhou-se durante o processo de aterragem, em Mangalore, no sul do país, com 166 pessoas a bordo, anunciou a companhia aérea, citada pela AFP.

De acordo com a edição online do "Hindustan Times", o Boeing 737 (a voar há dois anos) despenhou-se contra uma zona de mato adjacente ao aeroporto e transformou-se numa "bola de chamas".

O director da Air India, Anup Srivastava, explicou que o avião parece ter deslizado pela pista molhada (por causa da chuva). Quando, em desespero, o piloto quis abortar a aterragem e levantar voo novamente, o aparelho terá embatido contra um radar e perdido o controlo, indica o "Hindustan Times".

Pelo menos oito pessoas, incluindo uma criança, conseguiram escapar com vida dos destroços em chamas.

Até ao momento já foram recuperados 116 corpos, avançava a Reuters ao início da tarde.

A quase totalidade dos passageiros era composta por indianos que regressavam a casa vindos do Dubai, onde trabalhavam.

Ainda de acordo com "Hindustan Times", o aeroporto de Bajpe fica numa zona acidentada e é considerado um dos aeroportos onde é mais difícil aterrar e descolar. Cumulativamente, há dois dias que aquela região tem sido fustigada por chuvas fortes.

Ainda não há nenhuma explicação oficial para o sucedido, mas as primeiras informações apontam para erro humano. O piloto foi identificado como sendo o sérvio F. Glusica, considerado um piloto experiente.

As autoridades do aeroporto já fizeram saber que não houve nenhum pedido de socorro nem nenhum sinal de problemas a bordo do aparelho imediatamente antes do acidente. "Não houve nenhum alerta do piloto. Isso significa que entre o piloto e o aeroporto não houve indicação de qualquer problema", disse V.P. Agarwal, director das autoridades aeroportuárias indianas, citado pela Reuters.

Televisões locais indicaram que o avião se despenhou por volta das 06h30 (02h00 em Lisboa). Imagens recolhidas no local mostram os destroços do avião numa zona de floresta.

De acordo com a Reuters, este foi o mais trágico acidente aéreo ocorrido na Índia na última década, numa altura em que se multiplicam as companhias aéreas, para fazer face a um crescente número de passageiros. Com uma cada vez maior concorrência por parte de privados, o governo indiano concordou em injectar 1,1 mil milhões de dólares de capital na deficitária Air India, desde que a companhia aérea nacional aceitasse cortar nas suas despesas. A companhia aérea perdeu 875 milhões de dólares no ano fiscal que terminou em Março de 2009, indica ainda a Reuters.

A Boeing já fez saber que vai mandar para o local uma equipa que irá ajudar a apurar as causas do acidente.

Sem comentários: