segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Muito frio durante a semana .

Os portugueses vão tremer de frio esta semana com as temperaturas a baixarem para valores negativos em muitas regiões, incluindo Lisboa, que vai sentir -2 graus. Confira os CONSELHOS DA PROTECÇÃO CIVIL.

A noite passada já deu alguns sinais do que se espera para os próximos dias, com os termómetros a marcar menos de zero no interior e no nordeste transmontano, mas o pior ainda está para vir, adiantou o meteorologista Pedro Reis Vieira à Agência Lusa.

Em Lisboa, as temperaturas mínimas podem descer para -2 graus centígrados na quinta e na sexta-feira, de acordo com a previsão elaborada por modelos numéricos, e segundo as expectativas dos meteorologistas não devem ultrapassar quatro graus na quarta-feira.

Quanto às máximas, vão manter-se positivas face às previsões de céu pouco nublado ou limpo em todo o país, a partir da tarde de terça-feira.

Pedro Reis Vieira afirmou que as temperaturas vão estar abaixo da média desta época e salientou que o aviso amarelo (situação meteorológica de risco para algumas actividades) deve ser activado terça-feira para todo o país. «Nalguns distritos pode vir a ser activado o aviso laranja, mas ainda é cedo para saber. São situações que vamos acompanhar no dia a dia», sublinhou.

Face a esta previsão, a Autoridade Nacional da Protecção Civil recomenda:

* Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
*
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
*
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
*
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
*
O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
*
Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio motivado pela eventual formação de gelo.

Recomendações com o aquecimento do lar:

*
Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
*
A combustão liberta gases tóxicos – não se esqueça que a ventilação é muito importante;
*
Se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;
*
Evite secar roupa no aquecedor;
*
Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
*
Não se aproxime muito do aparelho;
*
Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que quaisquer faúlhas saltem para fora;
*
Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
*
Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;
*
Mantenha a chaminé sempre limpa;
*
Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros.

Sem comentários: