segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Milhares de pessoas evacuadas em Toronto...

Um incêndio e uma série de explosões num depósito de gás propano obrigaram hoje à evacuação de milhares de moradores numa vasta zona do Noroeste de Toronto, no Canadá.
Um incêndio e explosões com gás propano obrigaram hoje de manhã à retirada de cerca das 12 mil pessoas que residem numa vasta zona do Noroeste de Toronto.

A série de explosões, de origem desconhecida, iniciou-se às 03h50 locais (08h50 em Lisboa) na empresa de abastecimento de gás Sunrise Propane Industrial Gasses.

Um bombeiro sapador foi levado ao hospital sem sinais vitais e um trabalhador da empresa está desaparecido, disse o porta-voz da polícia de Toronto, Mark Pugash, acrescentando que alguns residentes sofreram ferimentos ligeiros.

Também o responsável dos bombeiros, Bob O'Hallarn, disse numa conferência de imprensa que algumas pessoas sofreram ferimentos ligeiros, acrescentando que os bombeiros estavam à procura de uma pessoa, mas que ela ainda não estava dada como desaparecida.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança num raio de 1,6 quilómetros, tendo na manhã de hoje retirado quem residia no seu interior em autocarros.

Imagens de vídeo amador difundidas pelas televisões mostram uma bola de fogo alaranjada que se transforma numa vasta coluna de fogo.

Dois camiões-cisterna de propano arderam durante toda a manhã de hoje e os bombeiros temiam pela sua explosão, mas a situação melhorou ao princípio da tarde, afirmou O'Hallarn.

O'Hallarn disse ainda que estavam perto de extinguir o fogo em todos os tanques afectados, reduzindo significativamente o risco de mais explosões.

A auto-estrada 401, a mais frequentada do Canadá, foi fechada ao trânsito e foi decretada a interdição de sobrevoar o local.

As autoridades não conseguiram ainda precisar o número de pessoas retiradas do local, mas os órgãos de comunicação social calculam que vivem no bairro evacuado cerca de 12.000 pessoas.

Segundo testemunhos, os vidros de diversos edifícios vizinhos do incêndio voaram, criando um movimento de pânico entre os residentes.

Aqui ficam as fotos, e videos que mostram o impacto da explosão.








Sem comentários: